Talento de atriz e visual exuberante provocam simpatia por trama de "A Vingança está na Moda"

O enredo é tão antigo quanto podemos lembrar. A injustiça de uma ou mais pessoas faz com que o protagonista deixe a comunidade em que vive e fuja para longe. Transformado, anos depois, ele volta para o convívio daquelas pessoas jurando destruí-las e, assim, conseguir vingança. Assim como em muitas obras, essa também é a espinha dorsal de "A Vingança está na Moda", filme da diretora australiana Jocelyn Moorhouse. Sendo assim, o que faz o filme atrativo?
"A Vingança está na Moda" mostra a volta Myrtle Dunnage (Kate Winslet), uma mulher que foi expulsa ainda menina da cidade em que vivia, no interior da Austrália. Ele foi acusada de matar friamente a morte de Stewart (Rory Potter), o filho de Evan Pettyman (Shane Bourne) e Marigold (Alison Whyte). Por ser a única presente no momento da morte do garoto e sem saber explicar direito o que aconteceu, Tilly, como é chamada, é separada da mãe e excluída do convívio da comunidade.
Em sua volta, Tilly reencontra a mãe, Molly (Judy Davis), que, mesmo continuando na cidade, foi deixada de lado pelos moradores do lugar e carrega consigo uma fama de maluca. Ainda sem saber ao certo o que provocou a morte de Stewart, ela retorna com o propósito de elaborar uma vingança contra todos aqueles que lhe viraram as costas. O início do plano envolve ganhar a confiança dos moradores com suas habilidades de estilista, desenvolvidas em Paris durante o seu "exílio".
O primeiro passo para conquistar a todos é a transformação da desengonçada Gertrudy (Sarah Snook) em uma mulher arrumada e elegante, capaz e conquistar um casamento. A empreitada dá resultado e, logo, a maioria das mulheres da cidade querem um modelo feito pela estilista. O passado, aliado às tentativas de vingança de Tilly, no entanto, acabam se virando contra ela novamente, assim como os moradores da vila. Além da mãe, os únicos apoios que ela recebe são de Farrat (Hugo Weaving), o sargento da cidade, e de Teddy (Liam Hemsworth), cujo amor tenta fazer com que a protagonista supere todas ad adversidades.
Baseado no romance de Rosalie Ham, "A Vingança está na Moda" (tradução ruim do original "The Dressmaker"), é um filme composto de qualidades e defeitos equivalentes. O roteiro por si só é capaz de deixar esses extremos bem evidentes ao espectador. A narrativa, como ponto fraco, é extremamente folhetinesca na primeira metade do filme, o que torna os ganchos frequentemente previsíveis. De fato, me veio à cabeça, diversas vezes durante o longa, a dúvida de o por quê os autores de novelas brasileiros ainda não resolveram adaptar a obra para a televisão. Seria bastante adequado para o formato. Ao mesmo tempo em que isso se dá, a história também caminha com diálogos interessantes e bom equilíbrio entre drama e comédia, algumas vezes de humor negro. É importante destacar que, como ponto a favor, conta-se o fato de, na segunda metade, a trama reservar alguns momentos interessantes, com surpresas e escolhas satisfatórias.
Um roteiro desregular dessa forma, então, não faria o filme ser agradável, certo? Não, não é por aí. Além dos pontuais acertos no roteiro majoritariamente folhetinesco, há duas qualidades que não fazem do filme um fracasso. O primeiro deles é o visual, amparado por uma bela fotografia, cores marcantes, figurinos vistosos e uma direção de arte impecável. A direção usa tudo isso a seu favor, trabalhando com inteligência para construir uma obra cheia de referências, que, por vezes, parece uma fábula e, em outras, ganha ares de um "western feminino".
O outro bom elemento que ajuda o filme a crescer atende pelo nome de Kate Winslet. Sempre, no mínimo, excelente, a atriz transita com competência pelas nuances da personalidade da protagonista, ora dedicada à sua vingança e, em outras vezes, tomada pelos momentos tristes ou cômicos de Tilly. Tanto talento na "linha de frente" faz com que o resto do elenco corra atrás e tente, se não ajudar, pelo menos não atrapalhar a atriz. Como bons destaque, vale citar Judy Davis, Alison Whyte e Sarah Snook e, até mesmo, Liam Hemsworth, que cumpre bem o papel que lhe cabe.
Equacionando tudo, "A Vingança está na Moda" ganha a simpatia do espectador pelo visual construído para a trama e pela excelente atriz que é Kate Winslet. Se a adaptação fosse além dos clichês apresentados na primeira metade, geralmente vistos em folhetins, talvez o longa conseguisse ir além. Mesmo assim, suas qualidades fazem com que o filme passe longe de ser apenas "duas horas perdidas". 

A VINGANÇA ESTÁ NA MODA

COTAÇÃO: ★★ (regular)


Comentários