Dez músicas marcantes que venceram o Oscar


Desde a década de 30, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood premia as melhores canções originais, que, muitas vezes, também são responsáveis por contribuir com a identidade do longa-metragem. Neste ano, uma das cinco músicas indicadas podem entrar para a lista das vencedoras do Oscar na categoria. Além da favorita, "City of Stars", do filme "La La Land", também podem levar uma estatueta para casa: "Can´t Stop The Feeling", do filme "Trolls"; "Audition", de "La La Land"; "The Empty Chair", de "Jim: The James Foley Story"; e "How Far I Go", de "Moana".
Antes do resultado de 2017, vale a pena relembrar outras canções originais que venceram o Oscar e também se tornaram marcantes na identidade do filme que representam.

- Over The Rainbow - "O Mágico de Oz" (1940)

Além de ficar eternizada como Dorothy, a atriz Judy Garland, protagonista de "O Mágico de Oz", também ficou marcada por sua interpretação de "Over The Rainbow", a canção mais marcante do longa, que atravessou gerações.


- Skyfall - "007: Operação Skyfall" (2013)

A franquia do espião James Bond foi construída, também, por muitas canções marcantes. Mas, em 2013, a série de filmes do agente com licença para matar ganhou mais uma música de peso. "Skyfall", cantada por Adele, retrata bem o clima proposto pela história, que também se tornou uma das melhores de 007.


- Take My Breath Away - "Top Gun" (1987)

Hoje já é possível dizer que não existe "Top Gun" sem essa música, interpretada pela banda Berlin. A canção, no entanto, foi além do filme protagonizado por Tom Cruise e, constantemente, é associada a cenas, reais ou da ficção, de aeronaves levantando voo.


- Can You Feel The Love Tonight - "O Rei Leão" (1994)

A animação da Disney tem uma trilha inteira de canções marcantes, mas uma das mais lembradas, inclusive pela Academia, é "Can You Feel The Love Tonight", a música mais romântica do longa, interpretada por Elton John, que, ao lado de Tim Rice, assina as composições da história de Simba e companhia.


- Time Of My Life - "Dirty Dancing" (1988)

Clássico da "Sessão da Tarde", o filme "Dirty Dancing" basicamente ficou marcado pela cena de dança dos protagonistas, embalados por "Time Of My Life", na voz de Bill Medley e Jennifer Warnes. Para alguns, inclusive, a lembrança é tão marcante que não sobrou espaço para rememorar o resto do longa.



- Glory - "Selma" (2015)

Se o filme da diretora Ava DuVernay apresenta uma narrativa forte, ele ganha ainda mais importância quando a música "Glory", de John Legend e Common, começa a ser cantada. A canção vencedora do Oscar combina perfeitamente com a atmosfera do filme, que retrata a segregação racial nos Estados Unidos e a realização de uma marcha para combater a desigualdade. Filme e música valem a pena!


- Streets Of Philadelphia - "Filadélfia" (1994)

Talvez você não tenha assistido ao drama estrelado por Tom Hanks e Denzel Washington, mas já pode ter ouvido "Streets Of Philadelphia" por aí. Esse é um dos casos que a música é tão lembrada quanto o filme. Muitos, inclusive, chegam a considerar o longa não seria o mesmo sem a canção. E vice-versa.


- Beauty And The Beast - "A Bela e a Fera" (1992)

Não é novidade que as animações da Disney sempre aparece entre os indicados a melhor canção original. Mas, na cerimônia de 1992, "A Bela e a Fera" concorria com três músicas e acabou levando pelo tema principal da história, cantado por Celine Dion e Peabo Bryson. Na nova versão do estúdio, agora com atores reais, a canção será interpretada por John Legend e Ariana Grande.


- Moon River - "Bonequinha de Luxo" (1962)

A figura de Audrey Hepburn, na janela de um apartamento, tocando violão e cantando "Moon River" é uma das sequências mais marcantes de "Bonequinha de Luxo". Os membros da Academia também acharam isso e premiaram a canção naquele ano. Assim como a protagonista, a delicadeza da música marcou o filme.


- My Heart Will Go On - "Titanic" (1998)

Bastam apenas algumas notas serem tocadas para lembrar que "My Heart Will Go On" é a canção tocada no filme "Titanic", um dos maiores sucessos do cinema. Além de ganhar o Oscar, a canção tocou tanto na época que chegava a enjoar.

Comentários