Roteiro preguiçoso e mal desenvolvido deixa "Liga da Justiça" longe de empolgar


Definitivamente, a DC Comics tem problemas para a construção de roteiros. Tirando o lapso de "Mulher Maravilha", de longe o que mais acertou, o aguardado "Liga da Justiça" mostra mais uma oportunidade desperdiçada em criar um bom filme do universo de super-heróis. A busca por fazer o tradicional "arroz com feijão" resultou em uma história preguiçosa, com personagens desperdiçados e mal desenvolvidos.
Dirigido por Zack Snyder, com algumas refilmagens feitas por Joss Whedon, "Liga da Justiça" se passa após os acontecimentos de "Batman versus Superman: A Origem da Justiça". Com a morte do Homem de Aço (Henry Cavill), a Terra se tornou um lugar mais vulnerável para crimes e ameaças. O acontecimento de Steppenwolf, que surge para reunir as lendárias Caixas Maternas, guardadas pelas amazonas, os homens e o povo de Atlântida, e transformar o planeta em seus domínios.
Diante da ameaça, Batman (Ben Affleck) decide reunir uma legião de heróis para ajudá-lo a combater Steppenwolf. Além da Mulher Maravilha (Gal Gadot), já vista em outras duas produções da DC, o longa introduz novos personagens ao universo: Aquaman (Jason Momoa), Flash (Ezra Miller) e Cyborg (Ray Fisher).
Mesmo com alguma resistência, o grupo se une para impedir que as caixas sejam roubadas e reunidas pelo vilão, mas descobrem que a presença do Superman poderia resolver de vez a ameaça da Terra.
O grande problema de "Liga da Justiça" continua sendo o mesmo de outras produções da DC Comics: o roteiro. Existe, nos longas desse universo, uma dificuldade muito clara em contar uma boa história. Nesse caso específico, o roteiro se mostra preguiçoso, formado por uma série de acontecimentos que são praticamente jogados na tela. Falta "costura" entre as cenas, que amarrem melhor os fatos. A introdução do vilão e o desenvolvimento do enredo principal também deixaram muito a desejar e, claramente, só estavam ali como um pretexto para a reunião dos heróis. Também há uma mudança brusca de ritmo na narrativa, que não ajuda no andamento do filme,
Sobre o encontro dos personagens, o filme se prejudica muito do fato de que nem todos os heróis tiveram histórias próprias antes, que poderiam ajudar no desenvolvimento dos personagens em "Liga da Justiça". Na busca por apresentar Aquaman, Cyborg e Flash, o longa perde um tempo considerável do início com as introduções, quando poderia usar essa fase do roteiro para se ater ao contexto da trama que seria apresentada.
A busca pelo comédia do filme também não deu certo. O timing da comédia estava totalmente errado e apenas poucas piadas funcionavam como pretendido. No mais, eram falas mal escritas e colocadas em momentos errados.
Apesar de uma construção equivocada do Batman, como sempre mal interpretado por Ben Affleck, são positivas as participações dos outros heróis. Gal Gadot encontrou o tom da Mulher Maravilha e os demais também podem acertar nos filmes solos de Cyborg, Aquaman e, até mesmo Flash, se Ezra Miller tiver a oportunidade de fugir da construção limitada que o personagem ganhou em "Liga da Justiça".
A reunião dos heróis da DC Comics só não é um desastre completo por conta de algumas sequências do filme, como a volta do Superman e a batalha final contra Steppenwolf, que, mesmo não sendo excelentes, funcionam bem dentro da proposta do roteiro. Esteticamente, "Liga da Justiça" também dá um passo positivo, em especial, em relação à iluminação, melhor que em longas anteriores.
A impressão final é que "Liga da Justiça" tinha muito potencial para ser um bom filme, mas escolhas erradas frustraram isso. Os erros do roteiro, preguiçoso e mal desenvolvido, resultaram em um longa quase apático, bem longe de empolgar. Ao que parece, a busca pelo mediano acabou tendo um efeito pior do que o esperado.

Em tempo: Sobre o "polêmico" bigode de Henry Cavill, retirado digitalmente para que o ator pudesse refazer algumas cenas, o resultado ficou horrível, um efeito muito porco. Na cena inicial, quase não consegui prestar atenção no diálogo, tamanho era o estranhamento que aquilo causava.

LIGA DA JUSTIÇA

COTAÇÃO: ★★ (regular)

Comentários