O trailer do sexto "Missão: Impossível" e os filmes da franquia do melhor ao pior


Interrompemos a programação dos filmes indicados ao Oscar 2018 para falar sobre o trailer da comentada sexta parte da franquia "Missão: Impossível", liberado neste domingo (4), durante o intervalo do Super Bowl, um dos eventos esportivos mais vistos da televisão norte-americana. Considerada puro entretenimento e alvo de "torcidas de nariz" dos fãs de um cinema mais cult, a série mostrou, especialmente nos últimos dois filmes, que tem a intenção de apresentar melhores histórias e sequências de ação, tudo, claro, dentro da proposta da franquia. 
Ninguém espera que "Missão: Impossível" seja comparado a um filme de Federico Fellini ou François Truffaut, mas, especialmente por "Nação Secreta", o quinto longa da série, podemos ver que as produções vem ganhando em qualidade, com sequências de ação caprichadas e roteiros satisfatórios, que geram bom cinema de entretenimento. É claro que, para chegar até esse ponto, erros e escolhas duvidosas foram inevitáveis.
"Efeito Fallout", o sexto filme de "Missão: Impossível", vem sendo muito comentado desde a escalação do elenco e início da produção. Além de Tom Cruise e companhia, entram na história Angela Bassett e Henry Cavill, o Superman dos cinemas, que, inclusive, não pode se livrar do bigode usado na trama do espião Ethan Hunt para regravar cenas de "Liga da Justiça", o que resultou em um péssimo efeito de computação gráfica para a retirada do "detalhe". A nova missão da franquia estreia em 26 de julho.


MISSÃO: IMPOSSÍVEL - DO MELHOR AO PIOR

Enquanto a sexta parte da série não chega aos cinemas, uma boa diversão é fazer uma maratona com os outros cinco longas da franquia. Pensando nisso, resolvi elencar, do melhor ao pior, todos os filmes que fizeram Ethan Hunt chegar ao "Efeito Fallout":

1) NAÇÃO SECRETA (2015)

O quinto filme é o ápice da franquia, que conseguiu se consagrar como bom entretenimento com um bom roteiro e sequências de ação inspiradas. Na trama, o agente Ethan Hunt (Cruise) enfrenta o Sindicato, uma organização secreta que tem a intenção de destruir o projeto "Missão: Impossível". Para deter o grupo, o protagonista e os companheiros precisam despistar o governo e agirem por conta própria, o que rende muita pancadaria, perseguições de tirar o fôlego e artefatos tecnológicos quase impossíveis. Disparado, o melhor de todos.

2) MISSÃO: IMPOSSÍVEL (1996)

Na primeira missão de Ethan Hunt, o agente é recrutado para uma missão, mas acaba sendo vítima de uma conspiração e vê muito companheiros serem mortos em campo, inclusive o mentor dele, vivido por Jon Voight. Acusado das mortes, ele passa a descobrir uma forma de provar a inocência, o que rende manobras arriscadas como, por exemplo, ficar pendurado por um cabo em uma sala, cena esta considerada uma das mais conhecidas da franquia. O primeiro "Missão: Impossível", dirigido por Brian de Palma, ainda trouxe a famosa música-tema dos filmes, que se tornou uma das mais famosas do cinema.

3) PROTOCOLO FANTASMA (2011)

Em mais uma ameaça ao trabalho de Hunt, "Protocolo Fantasma" surge quase que como um recomeço para a franquia, que vinha de dois filmes que ficaram devendo, e muito, em relação ao primeiro. Na trama, os agentes são acusados de organizar um ataque terrorista e, por isso, são desautorizados para as funções. O longa introduziu Jeremy Renner na história, que, a princípio, era considerado uma "alternativa" a um possível desgaste de Tom Cruise como protagonista da franquia. Mas, Ethan Hunt recuperou o fôlego e mostrou que ainda era relevante para os filmes.

4) MISSÃO: IMPOSSÍVEL 3 (2006)

A missão da terceira parte da franquia não era impossível, mas era bastante complicada: recuperar a série de filmes após os erros cometidos no segundo filme, os quais falaremos a seguir. Diante disso, o resultado final não foi lá muito bom, mas também não pode ser comparado ao anterior. Com Philip Seymour Hoffman como vilão, o longa mostrou a volta de Ethan Hunt ao serviço, depois de um tempo afastado, para deter um negociante internacional de armas. O roteiro é fraco, mas claramente busca recuperar o espírito da franquia, assim como a escolha por J.J. Abrams para a direção. Valeu o esforço, pelo menos.

5) MISSÃO: IMPOSSÍVEL 2 (2000)

Essa é uma daquelas missões que deveriam ser esquecidas, com os arquivos sobre a operação perdidos ou enterrados em qualquer lugar por aí. Depois de se apresentar como uma boa novidade para o cinema de ação, "Missão: Impossível 2" surgiu com muitas ideias, mas nenhuma delas coerente com a proposta inicial. Bem mais "hollywoodiano", o longa comandado por John Woo trouxe um roteiro que não funcionava, uma história de amor chata e sequências de ação absurdamente entediantes. Foi um desastre completo e, por um tempo, até pareceu que a franquia tinha terminado por ali. Ainda bem que os erros foram superados e a série seguiu em frente.

Comentários